Quem sou eu

Minha foto
Estudante de Comunicação Social com Habilidade em Jornalismo na Universidade do Vale do Sapucaí - MG - Pouso Alegre. Resido em Córrego do Bom Jesus, extremo sul de Minas Gerais.

segunda-feira, 23 de novembro de 2009

Cancelamento do Enem não altera os vestibulares na região


Pedro Henrique Martins

O adiamento do Exame Nacional do Ensino Médio para os dias 5 e 6 de dezembro não vai alterar os vestibulares na região do sul de Minas. As principais faculdades das cidades de Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Pouso Alegre e Alfenas não serão prejudicadas pelo vazamento da prova. O Ministério da Educação cancelou na madrugada do dia 1º de outubro, a prova, que seria aplicada dia 3 e 4 do mesmo mês, para 4,1 milhões de candidatos em 1,8 mil cidades do País.

A decisão foi tomada pelo ministro Fernando Haddad após ter sido alertado pela reportagem do Jornal Estado de São Paulo sobre a quebra do sigilo do exame. Na tarde de quarta-feira, 30, o jornal foi procurado por um homem que disse, ao telefone, ter as duas provas que seriam aplicadas no sábado e no domingo. Por esse motivo as universidades tiveram que se repensar em seus vestibulares, o que não aconteceu no sul de Minas.

A Universidade Federal de Itajubá – Unifei, segundo informações de Nilda Faria, técnica administrativa da Pró-Reitoria de Graduação, o Processo Seletivo de Admissão 2010 não sofreu alteração em virtude do cancelamento do novo Enem. Todos os cursos oferecidos nos campus Itajubá e Itabira vão aceitar as notas do Enem. Alguns cursos terão provas específicas.

Para quem optar pela área de engenharia, por exemplo, terá a nota no Enem 2009 somada com a prova específica, que vai acontecer dia 17 de janeiro. “Acredito que o cancelamento do Enem não trouxe prejuízos para os alunos, pois todos os cursos aceitam a nota do exame, o que houve foi à alteração da prova específica”, relata Nilda. O candidato que queira ingressar na Unifei, terá que fazer o Enem 2009 e depois a prova específica.

Já na Universidade Federal de Alfenas – Unifal, de acordo com Eliane Marques Silva, administradora da Comissão Permanente de Vestibular, o Enem foi adotado como única forma de ingresso do estudante à instituição.

Com o adiamento do exame o único prejuízo foi à alteração da matrícula, pois as notas do Enem serão divulgadas apenas no começo de fevereiro. “Espero que não atrase o calendário escolar e também não atrapalhe as aulas, pois a publicação das notas coincidirá com a volta as aulas”, conclui Eliane. Nos campus de Varginha, Poços de Caldas e Alfenas o vestibular 2010 não terá segunda fase.

A Faculdade de Administração e Informática de Santa Rita do Sapucaí – Fai, devido ao adiamento do Enem não vai aceitar as notas do exame para o vestibular que aconteceu dia 10 de novembro. Justamente pelo fato do vestibular ser antes da aplicação do novo Enem dia 5 e 6 de dezembro. O candidato pôde utilizar as notas do Enem 2008.

O mesmo acontece com o Instituto Nacional de Telecomunicações de Santa Rita do Sapucaí – Inatel. Para o Presidente da Comissão do Vestibular, Carlos Nazareth Mota Marins, o vestibular que acontece dia 12 de dezembro não vai aceitar notas do Enem. Carlos explica que essa atitude não tem ligação com o cancelamento do exame. “Não vamos utilizar o Enem para o vestibular do fim do ano, essa é uma decisão tomada antes do cancelamento do mesmo”, relata Carlos. Para o Processo Seletivo de verão que acontece em fevereiro, ainda sem data definida, o candidato poderá utilizar a nota do novo Enem. A prova é em fevereiro, mas as aulas começam somente em agosto.

A Universidade José do Rosário Vellano – Unifenas vai destinar 12 vagas de cada curso para os candidatos que irão fazer o Enem 2009. A seleção destas vagas ficará por conta do desempenho de cada aluno mediante a realização da prova. Gércio de Matos, membro da Comissão Permanente do Vestibular, relata que o vestibular para o curso de medicina, que aconteceu em 24 de outubro, não aceitou nenhum Enem.

Em Pouso Alegre, a Universidade do Vale do Sapucaí – Univás, segundo informações de sua Assessoria de Comunicação – Ascom, a faculdade não usou as notas do Enem para o vestibular que aconteceu entre os dias 14 e 15 de novembro. A única forma de ingresso a Univas é somente o Processo Seletivo da própria instituição. Vale para todos os cursos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário