Quem sou eu

Minha foto
Estudante de Comunicação Social com Habilidade em Jornalismo na Universidade do Vale do Sapucaí - MG - Pouso Alegre. Resido em Córrego do Bom Jesus, extremo sul de Minas Gerais.

terça-feira, 8 de setembro de 2009

3º Fest Pipas é destaque no fim de semana em Córrego


Além de proporcionar diversão e entretenimento às pessoas, o Festival foi palco de união entre pais e filhos

Pedro Henrique Martins

A Associação Municipal de Arte, Esporte e Cultura (Amaec) promoveu pelo 3º ano consecutivo, mais uma edição do Festival de Pipas e Papagaios em Córrego do Bom Jesus. O evento aconteceu em dois dias, no sábado (13), no Auditório Felizindo Finamor, no Centro de Educação e Cultura Deputado Christovam Chiaradia e no domingo (14), no morro do cruzeiro.

No sábado, as festividades começaram às 13hs, e contou com palestras e recreação. O sargento Jarbas José da Costa, do Destacamento da Policia Militar da cidade ficou responsável em falar sobre drogas e violência para aproximadamente 100 crianças a adolescentes que estiveram presentes no primeiro dia do festival. O Jarbas representou o Programa Educacional de Resistências às Drogas e a Violência – Proerd da PM.

Após a explanação do sargento, teve início a segunda palestra do dia. Com o tema “Não use Cerol”, Clodoaldo Antônio da Costa, responsável pelo evento e administrador geral da Amaec, se pronunciou e falou sobre os perigos de empinar pipas e papagaios em lugares inadequados. Costa também contou um breve histórico sobre o surgimento das pipas. Após as palestras houve sorteios de brindes entre os participantes.

Já no segundo dia, as pipas deram uma nova forma ao céu da cidade. Papagaios de várias formas, tamanhos e cores coloriram o céu e alegraram o domingo das pessoas que foram até o morro do cruzeiro para prestigiar a 3º edição do evento. As festividades tiverem inicio às 13hs e estendeu até às 17hs.

Os 133 participantes inscritos no festival, concorreram em várias categorias, entre elas; temática, elaborada, maior e menor pipa. Os três primeiros colocados de cada categoria ganharam brindes, troféus e medalhas de participação. O evento teve a participação efetiva da Policia Militar da cidade.

Devido ao sucesso que é o Festival todos os anos, Clodoaldo antecipou à reportagem em entrevista exclusiva, as novidades para o ano que vem, quando será realizado a 4 º edição do festival. “As principais mudanças estão na data do evento e no local onde é realizado o 2º dia da festa, onde acontece de fato o festival”, diz Clodoaldo.

O evento em 2010 vai acontecer no segundo domingo do mês de agosto, quando é comemorado o dia dos pais. A justificativa de Clodoaldo se da pelo fato do Festival atrair não só as crianças e jovens mais a família inteira. “O que me da gosto em realizar essa festa é pelo fato dos pais estarem presentes com seus filhos, é um domingo diferente dos demais.
Devido a correria do dia-a-dia, os pais não podem estar com seus filhos e por isso eu faço esse evento”, conclui.

O segundo dia do festival não vai ser no morro do cruzeiro e sim no terreno onde esta localizada a caixa d’água do município. O novo local foi escolhido devido o fácil acesso, e pelo lugar ser equipado com banheiros e cozinha.

Nesse ano, houve um contratempo, pois não foi possível chegar até o local de automóvel, pois os proprietários do terreno não autorizaram, dificultando assim o andamento da festa. Crianças que necessitam de cadeiras de rodas para se locomover enfrentaram dificuldades para chegar até o cruzeiro, por esse motivos foi alterado o local da festa.

Mas como a reportagem pode perceber esse empecilho não abalou o desenvolvimento do evento. Pessoas de diversas cidades compareceram, e poderam presenciar de perto as maravilhas de empinas pipas com segurança e responsabilidade. Segundo informações da Policia Militar, neste segundo dia, 400 pessoas participaram das festividades.

As novidades para o próximo ano não param por ai, em 2010 a idéia é criar um Circuito Sul Mineiro de Pipas e Papagaios, um festival que atraia pessoas de todas as cidades do sul de Minas Gerais e com isso melhorar e aprimorar cada vez mais o evento.

A reportagem constatou a falta de uma ambulância durante o segundo dia do evento, pois o lugar é de difícil acesso e também pelo fato de ter muitas crianças no local. Questionado, Clodoaldo, organizador da festa, disse que enviou um ofício a Secretaria de Saúde, mais como foi notado pela reportagem o pedido não foi atendido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário